sábado, 6 de novembro de 2010

Referência Bibliográfica

http://hitechnologies.com.br/artigos/conhecimentos-basicos/bases-da-anatomofisiologia-respiratoria/

Bases da anatomofisiologia respiratória

 
A função essencial para a manutenção da vida é a respiração, sucintamente ocorre a troca de gases entre as células do organismo com a atmosfera. Processo simples ao pensar que o ser humano viver imerso em gases, apesar de parecer um paradoxo, o organismo necessita de sistemas com mecanismos especiais capazes de separar o oxigênio dos outros tipos de gases e possibilitar essa distribuição para todo o corpo. Especificamente, captar o oxigênio e eliminar o dióxido de carbono, propiciando assim a troca de gases.
Compondo esse processo, o sistema respiratório compreende um conjunto de órgãos com finalidades especificas para desempenhar papeis fundamentais na respiração, tais como:
  • Nariz: sua finalidade é de filtrar, umidificar e aquecer o ar, que entra no organismo. Apresentam-se como duas cavidades paralelas que abrange uma área de cerca de 160 cm2, iniciando nas narinas e terminando na faringe, são divididas por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. No seu interior há dobras chamadas cornetos nasais que forçam o ar a turbilhonar, possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas. Esse processo é denominado como condicionamento do ar das vias respiratórias superiores. Na parte superior das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato.
  • Faringe: sua finalidade é de impedir que substâncias não gasosas invadem o canal do pulmão, então é acionar a epiglote o seu fechamento. Sendo um canal músculo membranoso, dilatável, contrátil e flexível, se torna comum para os sistemas digestórios e respiratórios. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.
  • Laringe: sua finalidade é a fonação, devido o epitélio que reveste a laringe apresentar pregas, que são capazes de produzir sons durante a passagem de ar, nela se encontram também mucosa e cílios para a limpeza. É um tubo músculo-cartilagínea sustentado por três cartilagens articuladas ímpares medianas, conhecidas como cricóide, tireóide e epiglote, e também os pares aritmóides, carniculares e cuneiformes, situado na parte do pescoço em continuação à faringe e a traqueia. O pomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe e sua entrada chama-se glote.
  • Traquéia: sua finalidade é de levar o ar até os pulmões e filtrar as impurezas. Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para a entrada da traqueia, devido o movimento dos cílios, que serão engolidas ou expelidas. É um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por 16 a 20 anéis cartilaginosos, revestidos por epitélio com abundantes glândulas mucosas. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios.
  • Brônquios e Bronquíolos: sua finalidade na inspiração é conduzir o ar proveniente do exterior, até os alvéolos pulmonares e, na expiração, devolver os gases ao meio exterior. Também colaboram na filtragem do ar através de mucos, cílios e macrófagos. Esse órgão são duas ramificações da traqueia que penetram nos pulmões e à medida que vão se ramificando e diminuem o diâmetro do calibre, modificam a sua estrutura e denominação, originando os bronquíolos. Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares.
  • Alvéolos Pulmonares: sua finalidade na inspiração, em condições apropriadas (limpeza, calor e umidade); o oxigênio, passa através da parede de um alvéolo e prende-se a um glóbulo vermelho, o dióxido de carbono, oriundo de combustão celular, desprende-se do glóbulo vermelho e, passando pela parede do alvéolo, percorre o caminho da expiração, chegando ao meio exterior. Nos alvéolos pode-se encontrar os macrófagos fazendo limpeza. Apresenta-se como minúsculas bolsas em forma de cachos na ponta dos bronquíolos, dando aos pulmões um aspecto rosado e esponjoso, e estão envolvidos por uma rede de vasos sanguíneos, denominados como capilares.
  • Pulmões: por meio dos movimentos de contração e expansão, sua finalidade é introduzir e expelir os gases. Os pulmões humanos tem aproximadamente 25 cm de comprimento, órgãos esponjosos de consistência mole e elástica, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura, cor avermelhada, poroso e atravessado por túbulos cartilaginosos de dimensões variáveis: os brônquios, forma ovalada com o pólo inferior seccionado e ligeiramente escavado, sua parte mais alta é denominada ápice. Apresentam duplos, um direito e outro esquerdo, situados na caixa torácica. O pulmão direito é dividido em três lobos (superior, médio e inferior), enquanto o esquerdo só possui dois lobos e por ser menor sobra espaço para acomodar o coração.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010